Chaves recebe dos direitos televisivos 3,6 Milhões

Chaves recebe dos direitos televisivos 3,6 Milhões

O Grupo Desportivo de Chaves recebe cerca de 3,6 milhões de euros dos direitos televisivos, o que representa aproximadamente metade do seu orçamento para a temporada 2023-2024. Com um orçamento em torno de 7 milhões, a direção da SAD revelou que não seria viável inscrever o Chaves em competições europeias. Francisco Carvalho reiterou recentemente a ideia de que a distribuição das receitas dos direitos televisivos é injusta e impede que clubes de menor porte almejem o sonho europeu.

Atualmente, os clubes de maior destaque recebem uma fatia significativamente maior, enquanto os clubes menores enfrentam dificuldades para se manterem competitivos e aspirar a competições europeias.

Uma distribuição mais equitativa das receitas dos direitos televisivos poderia contribuir para uma maior competitividade no futebol português. Seria justo considerar critérios como a posição na tabela, o número de espectadores nos jogos e o desempenho histórico do clube ao determinar a alocação das verbas. Dessa forma, os clubes de menor porte teriam uma chance mais justa de competir em pé de igualdade com os "grandes" do futebol português.

Com esta decisão da direção do Chaves seria importante que as instâncias competentes do futebol português promovessem uma reflexão sobre a distribuição das receitas dos direitos televisivos, procurando um equilíbrio que beneficie todos os clubes e fortaleça o futebol como um todo. Somente assim será possível criar condições para que clubes como o Chaves tenham a oportunidade de sonhar com competições europeias, contribuindo para o desenvolvimento e a competitividade do futebol nacional.

Recordar que apenas em 2027, com uma possível centralização da negociação dos direitos em bloco, o atual valor poderá vir a ter alterações.

Sem comentários